A Agenda + Comércio 2030 foi aprovada, com uma dotação global de 400 milhões de euros, dividida por 20 medidas e com diferentes fontes de financiamento.
Tendo por principais destinatários as micro, pequenas e médias empresas, municípios e associações empresariais representativas dos setores do comércio e dos serviços, a Agenda + Comércio 2030 estrutura-se em cinco eixos de intervenção, com foco na digitalização e sustentabilidade, na requalificação e modernização do comércio de proximidade, no conhecimento sobre o setor, na qualificação dos recursos humanos e na promoção do comércio e dos serviços.
Estes eixos de atuação são concretizados através de vinte medidas específicas, algumas das quais já se encontram em curso, como é o caso dos Bairros Comerciais Digitais e das Aceleradoras do Comércio Digital, financiadas pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Entre as medidas previstas na presente Agenda + Comércio 2030, destacam-se as dirigidas à digitalização das empresas, à sustentabilidade económica e ambiental, à requalificação dos estabelecimentos, bem como à promoção da coesão territorial, do desenvolvimento regional e da revitalização urbana impulsionadas pela atividade comercial.
Destaca-se, ainda, a criação de condições para um maior conhecimento e capacitação dos operadores económicos e o reforço da formação profissional dos seus trabalhadores.
Para a execução das medidas estão previstas diversas fontes de financiamento, em particular no quadro do Portugal 2030. Quanto a este, importa salientar que o acesso a estes financiamentos passa por modalidades concursais e abertas e que o financiamento obedece à observância dos mecanismos, requisitos e critérios de avaliação previstos na regulamentação aplicável, bem como nos avisos/manifestações de interesse.